STIPO-R Brasil - etapa prática
sáb., 14 de set.
|Evento online
Curso online de capacitação de entrevistadores para utilização do instrumento STIPO-R. Segunda parte - etapa prática- homogeinização de entrevistadores. Pontue uma entrevista simulada e discuta em grupo como interpretar os resultados.
Horário e local
14 de set. de 2024, 08:30 – 12:00
Evento online
Convidados
Sobre o evento
O curso
A primeira etapa do curso apresenta uma revisão da base teórica da organização da personalidade segundo o modelo de Otto Kenberg que é base de construção da STIPO-R. Apresenta a origem do instrumento, sua evolução, estrutura, modo de uso e normas de aplicação e pontuação, assim como o desempenho da versão brasileira, suas evidências de validade e confiabilidade. Aborda exemplos de sua utilização na prática clínica, no setting de pesquisa e ensino.
A segunda etapa é prática, para homogeinização dos entrevistadores. Nela um vídeo de uma entrevista simulada é enviada para o aluno assistir e pontuar a STIPO-R Brasil até o dia do curso, conforme os parâmetros aprendidos na etapa anterior. Após uma primeira experiência em como utilizar a entrevista, uma discussão em grupo da pontuação de cada item, subdomínios e domínios familiariza o aluno com os constructos de cada item e "calibra" o mesmo a pontuar de uma forma homogênea . Assim, os entrevistadores homogeneízam os resultados obtidos após a aplicação da entrevista e na forma de conduzir a mesma. Estas etapas são fundamentais para preservar a confiabilidade e validade do instrumento. É indicado que após esta etapa uma entrevista seja realizada pelo entrevistador e supervisionada com um entrevistador habilitado, entre em contato pelo e-mail contato@institutotfpbrasil.com.br. Caso não tenha participado da primeira etapa e queira participar da segunda, entre em contato conosco para saber como.
STIPO-R
A STIPO-R é uma entrevista estruturada para avaliação diagnóstica da organização da personalidade desenvolvida a partir do modelo teórico das relações de objeto de Otto Kernberg. A entrevista tem um formato prático com perguntas que organizam e oferecem ao entrevistador uma avaliação completa da organização da personalidade sem ser rígida ou superficial, deixando a entrevista fluída e agradável sem perder a subjetividade e complexidade que este tipo de diagnóstico exige. A entrevista já foi traduzida e testada empiricamente em diferentes países, inclusive no Brasil, mostrando-se um confiável instrumento de avaliação da organização da personalidade para uso em settings clínicos, de ensino e pesquisa.
A STIPO-R é uma entrevista semiestruturada, com 55 itens, 6 diferentes domínios (Identidade, Relações de Obejtos, Defesas Maduras, Defesas Primitivas, Agressividade e Valores Morais) e uma subescala de narcisismo. Desenvolvida para diagnosticar o funcionamento da personalidade de forma dimensional, se enquadra perfeitamente dentre dos novos modelos diagnósticos dimensionais do CID 11 e híbrido do DSM-5 TR.